Projeto: Codata

Projeto em colaboração com a empresa Codata
Status: ATIVO -- Desde: 01/07/2023

Projeto de pesquisa, extensão e capacitação que envolve a empresa CODATA e o Departamento de Ciências Exatas, através do laboratório AYTY. O projeto atua em seis áreas de inovação: Melhoria de Processos, Data Analytics, Infraestrutura e Cloud, Inteligência Artificial, Segurança e capacitação de estudantes nos times da empresa. Este projeto conta com a participação de seis professores coordenadores das seis áreas de inovação, e com 22 alunos e alunas que atuarão tanto nas áreas de inovação quanto atuando nos times da empresa.

A CODATA é a empresa paraibana de processamento de dados e informações. É a empresa responsável por, entre outros serviços, seu RG, pela carteira de motorista, pelo processamento de BOs na polícia, entre inúmeros outros serviços que atendem o cidadão paraibano. Possui datacenters que processam pagamentos, emissão e controle de carteiras de motoristas, processos de órgãos como Detran e polícia, entre inúmeros órgãos e secretarias.

Duração: 18 meses, de Julho de 2023 a Dezembro de 2024.

Coordenador geral: Prof. Rodrigo Rebouças

Fundação parceira:

Fundação parceira

Melhoria de Processos

Professor responsável: Prof. Rodrigo Rebouças

Melhoria de processos de desenvolvimento de software, processo de gerência de dívidas técnicas, e processos organizacionais. Esta área envolve ações de pesquisa e desenvolvimento ligadas ao diagnóstico, análise e melhoria de processos da empresa. A melhoria de processos vai envolver envolve a aplicação da ferramenta Tracy-TD, para gerência de dívidas técnicas, e o desenvolvimento de ferramenta para desenvolvimento pessoal dos colaboradores da CODATA, envolvendo a Rede Social para desenvolvimento pessoal Universi.me.

  • Gerência de Processos de negócios, BPM, BPMN, etc.;
  • Processos de Desenvolvimento de Software;
  • Processos Administrativos;
  • Gerência de Dívidas Técnicas;
  • Desenvolvimento de pessoas através de ferramenta de gestão de capacitações;

Data Analytics

Professor responsável: Prof. Marcus Carvalho

A área de Data Analytics tem como objetivo principal melhorar a transparência e a tomada de decisões governamentais através da análise de dados, com ações que incluem diagnóstico e capacitação nas áreas de ciência e engenharia de dados, desenvolvimento e implementação de um portal de transparência e um sistema de BI, revisão e melhorias do sistema atual, migração para uma nova ferramenta de BI, e formação sobre o uso de ferramentas open-source de análise de dados como Metabase.

Cloud e devops

Professora responsável: Prof. Raquel Vigolvino

A área de Infraestrutura e Cloud visa melhorar o desempenho e a eficiência da infraestrutura, com atividades que incluem diagnóstico e capacitação em gerenciamento de infraestrutura e avaliação de desempenho, análise da infraestrutura baseada em containers para melhorar a eficiência dos servidores, avaliação e planejamento da automação do provisionamento de recursos para escalabilidade e desempenho de aplicações, e desenvolvimento de um sistema para contabilizar a utilização dos recursos dos servidores por serviço e cliente ao longo do tempo.

Inteligência Artificial

Professor responsável: Prof. Rafael Marrocos

A área de Inteligência Artificial (IA) tem como objetivo a prospecção de oportunidades nestas áreas, com a inclusão de técnicas avançadas como Deep Learning, Visão computacional, OCR, e modelos diversos de aprendizado. As ações incluem a identificação de áreas e projetos da CODATA com potencial para o uso de IA, a análise e proposição de soluções baseadas em IA, o desenvolvimento de planos de capacitação e projetos para a inclusão de ferramentas de IA, além de suporte e treinamento no uso de ferramentas generativas como o ChatGPT para processamento natural de linguagem (PNL). A fase final do projeto contempla o planejamento, a integração e a avaliação experimental dessas tecnologias em casos específicos selecionados.

Segurança

Professor responsável: Prof. Daniel Faustino

A área de Segurança tem como foco principal a revisão e atualização da política de segurança da CODATA, levando em conta a nova estrutura organizacional e ameaças identificadas. Além disso, inclui a comunicação de mudanças, execução de treinamentos, estabelecimento de um framework de monitoramento da política, e a criação de um Centro de Operações de Segurança (SOC). O SOC irá avaliar riscos, identificar ameaças, alinhar ações com a política de segurança, definir políticas e procedimentos, selecionar e implantar tecnologias de segurança, recrutar e treinar equipes, implementar mecanismos de gestão de incidentes e monitorar seu próprio desempenho. O projeto também irá tratar a integridade e confidencialidade dos dados, auxiliando em aspectos como certificação digital, assinatura digital, anonimização de dados e criptografia de dados e comunicação confidencial.

Atuação nos times de desenvolvimento da empresa

Professora responsável: Profa. Vanessa Dantas

Nesta área, os estudantes se envolvem em ações diretamente nos times de desenvolvimento da empresa parceira. Ele passam por várias etapas de crescimento profissional, interagindo com profissionais, em um ambiente real de desenvovlimento. A equipe trabalha em um laboratório em Rio Tinto, remotamente para a empresa.

Equipe

Ex-alunos