Gerência de Dívidas Técnicas Orientada a Negócios

Neste projeto nós desenvolvemos uma abordagem de priorização de dívidas técnicas que usa informações técnicas sobre os sistemas e também informações sobre o negócio da empresa para priorizar as dívidas considerando sua relevância para o negócio.

A abordagem exige uma visão estruturada sobre o valor que os sistemas e produtos geram para a empresa e para seus clientes, e desenvolvemos uma ferramenta que ajuda neste processo. A ferramenta está em fase de validação, ou seja, todos os conceitos, regras, informações estão em fase de verificação e ajustes para garantirmos que a priorização esteja compatível com os interesses de negócios para a empresa.

A partir da abordagem proposta é possível identificar as dívidas técnicas que têm maior potencial de impacto no negócio, a fim de reduzir o risco para a empresa e seus clientes e ajudar na tomada de decisão das equipes. Será possível responder, entre outras, perguntas como: Quais dívidas técnicas podem gerar mais impacto negativo na empresa? Quais dívidas podem afetar um cliente específico? Que dívidas podem afetar um objetivo estratégico? Quais são os elementos dos sistemas que estão acometidos por mais dívidas? Que dívidas afetam cada serviço, servidor, banco de dados e módulo dos meus produtos?

Aluno Vínculo
Emerson Dantas aluno LCC UFPB bolsista
Rafael Ribeiro aluno BSI UFRN bolsista
Robson Alves aluno LCC UFPB TCC
Escute o Podcast do VAT60 sobre Dívidas Técnicas:


Empresas parceiras:


Fundação de Apoio: