O laboratório de Engenharia de Software Aplicada AYTY, do Departamento de Ciências Exatas da UFPB, em parceria com a empresa CODATA, anunciou o lançamento de um edital para a seleção de 20 bolsistas. O projeto em questão focará na pesquisa, desenvolvimento e inovação.

Os campos de atuação incluem melhorias de processos, análise de dados, segurança, nuvem e operações de desenvolvimento (devops), inteligência artificial e participação nas equipes da empresa. Os estudantes selecionados terão a oportunidade de trabalhar em desafios reais, sob a orientação de seis professores, cada um responsável por uma linha de inovação.

Análise de Dados

Liderada pelo Prof. Marcus Carvalho, três bolsistas serão selecionados para trabalhar em atividades como análise de dados, desenvolvimento de um portal de transparência e um sistema de BI. O objetivo é capacitar os bolsistas a tomar decisões informadas com base em dados significativos.

Nuvem e Devops

Sob a liderança da Profa. Raquel Vigolvino, há duas vagas abertas para estudantes interessados em melhorar a infraestrutura de nuvem e serviços. O foco principal será otimizar a entrega contínua e a integração contínua para o melhor desempenho dos serviços.

Melhoria de Processos

Liderada pelo Prof. Rodrigo Rebouças, oferece três vagas para os interessados em desenvolvimento de software, gestão de dívidas técnicas e processos organizacionais. Os bolsistas aprenderão a melhorar processos e práticas de desenvolvimento de software.

Segurança

Coordenada pelo Prof. Daniel Faustino, duas vagas foram abertas para aqueles que desejam trabalhar na revisão e atualização da política de segurança da CODATA, incluindo a criação de um Centro de Operações de Segurança. O objetivo é garantir a segurança e a integridade dos dados e das operações da CODATA.

Inteligência Artificial

Liderado pelo Prof. Rafael Magalhães, estão disponíveis duas vagas para a prospecção de oportunidades, análise e proposição de soluções baseadas em IA. Os bolsistas serão capacitados para explorar e implementar soluções de inteligência artificial para resolver problemas complexos.

Equipes de Desenvolvimento da Empresa

Oito vagas são destinadas aos alunos do 5º período ou superior que desejam se juntar às equipes de desenvolvimento da empresa, sob a supervisão da Profa. Vanessa Dantas. Os bolsistas terão a oportunidade de trabalhar em equipes de desenvolvimento ativas, adquirindo experiência prática no campo.

Os interessados podem se inscrever por meio do link fornecido no edital. A carga horária é de 20 horas semanais, com flexibilidade em algumas áreas. Recomenda-se que os candidatos leiam cuidadosamente todas as informações antes de se inscrever.

Link para o edital