Data: 09/06/2024

Edital de seleção de 07 (sete) bolsistas para projeto em parceria com a empresa Phoebus Tecnologia.

🚨🚨🚨🚨🚨🚨🚨🚨🚨🚨🚨🚨

Atenção! LEIA ATENTAMENTE todas as informações e inscreva-se no link ao final deste edital.

Este edital possui muitos detalhes. LEIA COM ATENÇÃO!

🚨🚨🚨🚨🚨🚨🚨🚨🚨🚨🚨🚨

Sobre o projeto

Trata-se de um projeto de inovação, capacitação e desenvolvimento que envolve a empresa Phoebus Tecnologia e o laboratório AYTY, do Departamento de Ciências Exatas / Campus IV / UFPB.

Durante este projeto, os alunos e alunas dos cursos de Sistemas de Informação, Lic. em Computação e Design do Campus IV da UFPB participarão de ações de capacitação e desenvolvimento de soluções inovadoras na empresa parceira. Os participantes terão a oportunidade de aprender técnicas, tecnologias e aplicar seu conhecimento em problemas reais, interagindo com profissionais da empresa durante todo o projeto. Os alunos serão orientados pelo professor Rodrigo Rebouças.

Conheça mais sobre a Phoebus Tecnologia através do link: Phoebus Tecnologia.

Vagas, carga horária e valor de bolsa

Sobre todas as vagas:

  • 🎯 Todas as vagas são restritas para estudantes dos cursos de SI e LCC: do Campus IV da UFPB.
  • ⌛️Carga horária requerida: 20 horas semanais, de segunda a sexta-feira (o horário do projeto deve ser EXCLUSIVO, não deve ser compartilhado com outros projetos ou atividades).
  • Observação: Pelo menos 16 horas do horário de trabalho no projeto deve contemplar o horário comercial, entre 8 e 18h, entre segunda e sexta-feira. Quatro horas podem ser alocadas à noite e/ou fim de semana.
  • 💰 Valor da bolsa: R$ 800,00 (oitocentos reais) + R$ 150,00 de ajuda de custo para trabalhar presencialmente 1 dia por semana (entre segunda e quarta-feira) em João Pessoa. - Observação: o dia presencial na empresa depende da disponibilidade do aluno. O estudante que não tiver disponibilidade, recebe a bolsa sem a ajuda de custo.

  • Perfis:
    • Perfil 1: Desenvolvedor(a) Android / Kotlin
      • Quantidade de vagas: 02
    • Perfil 2: DevOps (Docker, Integração contínua, etc.)
      • Quantidade de vagas: 01
    • Perfil 3: Testes / SpringBoot (Testes de API)
      • Quantidade de vagas: 02
    • Perfil 4: Fullstack (SpringBoot + Angular) - Gerência de Dívidas Técnicas (pesquisa e desenvolvimento)
      • Quantidade de vagas: 02
      • Esta vaga é 100% remota. Não exige atuação presencial na empresa.

🚨 Atenção: as tecnologias solicitadas no edital não serão necessariamente as tecnologias utilizadas no projeto. Durante o projeto, você terá a oportunidade de aprender novas tecnologias.

Pré-requisitos

Para todas as vagas:

  • Você tem que gostar MUITO de programar.

Perfil 1: Desenvolvedor(a) Android / Kotlin

  • Para esta seleção é muito importante que você tenha alguma experiência com as tecnologias Android e Kotlin; e tenha iniciativa, responsabilidade e goste de perseguir os objetivos do projeto.

Perfil 2: DevOps (Docker, Integração contínua, etc.)

  • Você tem que gostar de programar e da área de DevOps, deve saber utilizar Docker e estar familiarizado com ferramentas de integração contínua.
  • Você deve ter pago ou estar pagando Banco de Dados.

Perfil 3: Testes / SpringBoot (Testes de API)

  • Você deve ter experiência com SpringBoot e estar familiarizado com testes de API.
  • Você deve ter pago ou estar pagando Banco de Dados.
  • Algumas ferramentas Restassured, cypress, selenium, etc. podem ser úteis.

Perfil 4: Fullstack (SpringBoot + Angular) - Gerência de Dívidas Técnicas (pesquisa e desenvolvimento)

  • Você deve ter experiência com desenvolvimento Fullstack utilizando SpringBoot e Angular.
  • Você deve ter pago ou estar pagando Banco de Dados.

Sobre o processo seletivo

O processo será dividido em três etapas:

  • 1a etapa: Análise de currículo e dos dados solicitados no formulário.
  • 2a etapa: Entrevista com RH: Entrevista de até 30 minutos (individual ou coletiva), envolvendo uma pessoa do RH da empresa.
  • 3a etapa: Entrevista técnica: Entrevista individual de até 30 minutos (individual). Esta entrevista pode envolver uma pessoa da empresa.

Sobre a entrevista técnica

Na entrevista técnica você deverá apresentar um projeto relacionado à área que você está concorrendo. Durante a entrevista vamos solicitar que você explique as decisões técnicas que você tomou e vamos pedir para você fazer mudanças pontuais no sistema. Você deve ter sido o autor do projeto que está apresentando e deve ter pleno conhecimento do que está apresentando. Podemos fazer perguntas técnicas genéricas, relacionadas a projeto de software em geral. Podemos apresentar pequenos problemas de projeto e pedir que você sugira soluções. Os candidatos devem ter fluência em programação, independente da área que estão concorrendo. É fundamental que estejam programando em sua rotina e estejam aptos a aprender novas tecnologias. Sobre o projeto, você está livre para usar algum projeto existente, melhorá-lo ou produzir algo do zero. É importante que o projeto reflita seu conhecimento técnico. Uma dica: no projeto, explore o máximo de aspectos diferentes das tecnologias. Não faça muito do mesmo. Varie. Exemplo: Se for fazer CRUD, basta 1 CRUD de uma entidade, explore aspectos como autenticação e autorização, integrações, log, documentação, etc. etc. Quanto mais aspectos diferentes, melhor. Outra coisa importante: capricho. Quando for fazer algo, faça bem feito. Implementou um cadastro, faça as validações dos campos. Use mensagens de erro, teste o caminho feliz e casos de exceção. Faça bem feito, com capricho.

🚨 Atenção: Se utilizar alguma inteligência artificial, descreva para que usou e como usou, durante a entrevista. Lembre-se que você precisa ter conhecimento sobre 100% do que você utilizar no seu projeto. Não utilize código gerado por IA ou de outras fontes sem entender por que está usando e como o código funciona. (Observação: usar IAs é algo bom nesta seleção, não tenha receio em utilizá-las.)

🗓️ Calendário:

🚨 13Jun: Mudança no calendário:

Data / horário Atividade
10 a 13 14 de Junho, até as 18h00 Prazo pra inscrição no processo seletivo
16 de Junho até as 22h00 Divulgação do resultado da 1a etapa e convite para entrevista.
17 a 19 20 de Junho Entrevistas com os(as) candidatos(as) que passaram da 1a etapa. (O horário da entrevista será informado no email de convite.)
21 de Junho, até as 22h00 Divulgação do resultado da 2a etapa da seleção
27 e 28 de Junho Entrevistas técnicas com os(as) candidatos(as) que passaram da 2a etapa. (O horário da entrevista será informado no email de convite.)
30 de Junho, até as 22h00 Divulgação do resultado final da seleção
01 de Julho Início das atividades
02 de Julho das 09 às 16h Recepção aos alunos aprovados e classificados em João Pessoa, no DCT. (Participação obrigatória.) - Haverá ajuda de custo para ônibus e uber

📋 Formulário de inscrição:

Só clique no link a seguir APÓS ler todo o edital ATENTAMENTE!

Clique aqui para acessar o formulário

🤔 Perguntas frequentes:

Sou do 1º período. Posso me inscrever?

Sim, você pode se inscrever, mas esteja ciente dos requisitos do edital. Se você está no primeiro período mas tem experiências anteriores ao curso, tudo bem. Se está começando agora sua formação na área, é provável que não seja selecionado(a).

Vou me formar em 2024.1, posso ser selecionado(a)?

Não. Alunos que se formam neste período não serão selecionados. Não haverá tempo suficiente para você usufruir do projeto.

Vou me formar do período 2024.2 em diante, posso me inscrever?

Sim, você pode se inscrever.

Posso me inscrever em mais de uma vaga aberta no laboratório AYTY, ao mesmo tempo?

Sim, você pode se inscrever em mais de um edital aberto. No formulário de inscrição você vai indicar que edital você prefere.

📧 Dúvidas e contato

Qualquer dúvida sobre o projeto envie um email para o professor Rodrigo Rebouças (rodrigor@dcx.ufpb.br). No assunto informe: “Dúvida sobre seleção projeto Phoebus”.